Bruno Castilho
24/02
Durante a orientação de uma pesquisa, o Professor realiza várias atividades de forma repetitiva e talvez nem tenha percebido que parte delas são as verdadeiras responsáveis pela sobrecarga de trabalho. Veja a lista abaixo e entenda porque elas não são eficientes:
1. Passar instruções a partir de e-mail
Pode causar ruído na comunicação com o aluno, demanda controle e classificação das informações por assunto e destinatário. Quando você precisa consultar algo, deve abrir cada e-mail para confirmar e conferir a informação. Em resumo, muito controle para pouco resultado efetivo de aprendizagem.
2. Receber trabalhos por e-mail
Demanda controle de documentos e versões do trabalho para registrar seus comentários e as interações com o aluno. De acordo com cada orientação, você vai ter um número enorme de versões no seu computador ou no e-mail. Em resumo, maneira não eficiente para você controlar a "linha do tempo" do trabalho.
3. Acessar uma plataforma para baixar um arquivo que o aluno escreveu
O aluno já utilizou o tempo dele para "fazer alguma coisa" e você não o acompanhou durante a execução. Nesse modelo, você vai mais corrigir do que orientar e vai gastar mais tempo que levaria se estivesse perto de cada fase da escrita apenas monitorando e dando orientações.
4. Corrigir formatação
Padrões científicos como ABNT, APA e Vancouver requerem uma grande atenção em cada um dos mais de 36 elementos de cada norma, e geralmente você valida manualmente margens, fonte, espaçamento etc. Isso tira o tempo que você poderia utilizar para se concentrar no conteúdo com o aluno.
5. Corrigir referências de obras e citações
As mesmas normas possuem regras distintas para apresentação de cada referência e citação, de acordo com o tipo de origem do estudo. E se você está colocando o seu tempo nisso, está utilizando menos tempo para se concentrar no conteúdo do trabalho do aluno.
6. Corrigir o trabalho somente quando o aluno termina
Se você só valida o trabalho quando o aluno conclui a parte dele, vai perceber que esse tempo que ele gastou poderia ser utilizado de outra forma. É muito mais eficiente você conduzir uma pesquisa por fases, monitorar e dar suporte para cada passo que o aluno dá. Deixar para o final vai frustrar expectativas suas e do aluno, e vai criar uma sensação de "se eu soubesse disso antes faria diferente..."
Se é difícil orientar um aluno fazendo atividades dessa forma, imagina orientar 5, 10 ou 15 no semestre?
Com a mesma intenção de controlar a pesquisa e apoiar o aluno, o Professor pode conduzir todas essas atividades de forma eficiente
Como isso é possível? Com o apoio de tecnologia.
Com o uso de tecnologia o processo se torna online, automatizado e centralizado dando ao Professor autonomia e flexibilidade para definir regras, fases, padrões e acompanhar de perto o progresso da pesquisa.
Você pode criar a sua própria solução ou usar alguma existente.
Se for do seu interesse, fale conosco.
Até mais.